É TEMPO DE SE PROTEGER E DE RENASCER.
Junto com as festas do nosso calendário anual (Natal, Réveillon, Carnaval, Festas juninas, etc.), temos também dias de comemorações e aquelas festinhas que surgem de repente. Nesses momentos, surgem as bebidas e as drogas, numa intensidade maior do que normalmente ocorre.
Pensando nisso, resolvi escrever este artigo, com o intuito de passar algumas dicas para aqueles que querem proteger sua recuperação e evitar a recaída.
As influências sociais e a pressão para usar a droga nesse período são enormes e tentadoras, principalmente para quem está iniciando seu processo de recuperação e que ainda não enfrentou situações de exposição e risco.
Na verdade, nessas ocasiões o dependente químico enfrenta dois tipos de pressão: a indireta, quando está exposto a um local em que os outros bebem ou se drogam e a direta, quando existe o convite explícito para o uso.
Por isso, minha sugestão é que haja uma preparação emocional para esses tipos de riscos e situações, às vezes inevitáveis. E que haja ainda, um despertamento consciente de que tais situações ou pressões podem afetar os pensamentos, os sentimentos e, consequentemente, o comportamento, deixando o dependente químico bastante vulnerável.
A motivação para mudanças, a humildade e a confiança no desenvolvimento das habilidades para lidar com situações estressantes é o primeiro passo para quem quer se proteger.
POR UM NOVO ANO SERENO, SÓBRIO E “LIMPO”.
“SÓ POR HOJE.”
DESENVOLVENDO ESTRATÉGIAS
1 – Lembre-se de seus objetivos e da escolha de manter a abstinência, como também todos os benefícios alcançados até agora.
2 – Refaça e renove o compromisso consigo mesmo do “Só por hoje” .
3 – Cuide de sua espiritualidade e qualidade de vida, procurando se alimentar e descansar bem. A disciplina é uma ferramenta poderosa que você tem em mãos.
4 – Decida por sua recuperação, evitando lugares de alto risco como bares, boates ou festas em que haja consumo exagerado de álcool ou drogas. Outros momentos virão, e se você está se sentindo frágil, não se exponha. Passe junto de sua família, optando por sua segurança.
Há muitos casos em que dentro da própria família existe o consumo exagerado e, se isto for um fator de risco, evite seus parentes, quando estiverem usando drogas ou bebendo perto de você. Deixe que eles saibam o quanto está sendo difícil para você manter sua abstinência e que permanecer perto deles é muito difícil. O importante aqui agora é a sua proteção e segurança e você é o responsável por sua recuperação.
5 – Use sua assertividade, deixando sua intenção de forma clara e objetiva, sem, no entanto, agredir o outro. Aprender a dizer “NÃO” com firmeza e segurança, sem culpa, é um reforço para sua recuperação.
6 – Informe-se previamente sobre os horários que o grupo de mútua ajuda que você costuma frequentar irá funcionar. Muitos deles nessas épocas aumentam seus horários de funcionamento, exatamente por serem épocas de riscos. Deixe também seu padrinho ou um companheiro preparados caso você precise do apoio deles.
7 – Em situações de emergência, não vacile. Planeje ficar pouco e procure não se testar. Se precisar, saia da situação rapidamente, evitando discutir sobre o porque está indo embora ou porque não está bebendo.
QUE TAL CONVIDAR A ALEGRIA, A CAUTELA E A DETERMINAÇÃO PARA CAMINHAREM JUNTO COM VOCÊ NESTE NOVO ANO?
DICAS PARA SE PROTEGER EM FESTAS E EVITAR A RECAÍDA Segunda Parte
DICAS PARA SE PROTEGER EM FESTAS E EVITAR A RECAÍDA Terceira parte e última parte