LIDANDO COM OS PENSAMENTOS
É comum os pensamentos do dependente químico se voltarem para a bebida e a droga nestas festas, levando-o a algumas lembranças de “alegrias” passadas. Mas não se esqueça de que hoje você pode lidar melhor com seus pensamentos, sentimentos e comportamentos e que estes não são mais como antes, quando o invadiam e o convidavam a sentir o desejo de beber ou de se drogar.
Hoje, seus pensamentos devem ser de recuperação e não mais de “ativa”. E cada pensamento por você alimentado ou cultivado pode levá-lo a um sentimento e comportamento de igual força, contribuindo para o impulso de beber ou se drogar.
Portanto, ficando atento e identificando esses pensamentos, principalmente os relacionados à época da “ativa”, as chances de recair diminuem consideravelmente ou então, extinguem-se.
Assim, mudando sua forma de pensar, você poderá continuar sua caminhada na abstinência e sobriedade, reforçando mais uma vez sua recuperação.
Por tudo isso, sugere-se que se pense nas conseqüências danosas que as drogas lhe causaram e por outro lado, que sejam reforçados os benefícios que obteve com a recuperação, enumerando racionalmente os pontos negativos de seu passado e os pontos positivos atuais alcançados com sua sobriedade.
Repita mentalmente algumas palavras e frases aprendidas e utilizadas em sua recuperação, como: “Eu posso ficar sem me drogar”, “Sou capaz de ficar limpo”, “Hoje posso escolher não beber ou não me drogar”, “É só por hoje”, etc.
Não dirija seu foco para o prazer que a droga lhe trazia, mas, sobretudo para o desprazer que sentia nos últimos tempos de “ativa”. Hoje você está sóbrio e abstêmio e isso já faz parte da sua vida e do seu dia-a-dia. Portanto, é capaz de ficar mais um dia, só por hoje, sem beber ou se drogar.
Não alimente e nem se iluda com a ideia de que pode beber só um pouco ou de forma controlada, ou que pode beber a cerveja sem álcool nesta época, e que assim que a comemoração passar você pode e consegue parar.
Lembre-se sempre que cada pensamento por você alimentado o leva a um desejo de igual força e a uma ação baseada nesses dois itens.
É sabido que os pensamentos negativos nos convidam para sentimentos também negativos e desconfortáveis. Por isso, pense de forma positiva, afirmativa e pró-ativa sobre você e sobre todo o seu processo de recuperação.
SENTIR, PENSAR A AGIR É A MELHOR CONDUTA PARA QUEM QUER TRILHAR O CAMINHO DA RECUPERAÇÃO COM TRANQUILIDADE E SABEDORIA.
DICAS PARA SE PROTEGER EM FESTAS E EVITAR A RECAÍDA Terceira parte e última parte
Tenho 1 filho de 28 anos,que se meteu nesse martírio desde 17 anos,vivo num mundo de medo e ansiedade.ja entebei 6 vezes,2 vezes incopulsorio.fazia 8 meses limpo.mais recaiu há 1 mês.nao sei mais o que fazer.So Ele e Deus agora.participo do grupo de apoio há 1 ano,já melhorei muito,mais não consigo fazer o desligamento emocional,e colocar meta é cumprir.
Olá, Sandra. Minha sugestão é que você não pare de frequentar os grupos e, se possível busque uma orientação profissional para que este
desligamento emocional ocorra de uma forma mais serena. Força aí! Grande abraço, Guerreira.